Acesse o nosso Site: www.progecto.com.br
Ligue para a ProGecto: (11) 2239-3887
Whatsapp: (11) 9.8410-9990

quarta-feira, 30 de maio de 2018

PetyPasta

Fast Food PetyPasta

Quiosque para a venda de produtos Petybon
O Restaurante PetyPasta na década de 1980 foi uma casa muito bem montada que servia os produtos (Principalmente massas) da Petybon.
O projeto do Whashington Fiuza marcou o restaurante sobremaneira.
Utilizando materiais nobres (Mogno, Latão, vidros e muitas peças torneadas em Mogno) e com o desenho marcante do Fiuza que apesar de ser um Fast Food, lembrava uma Cantina muito luxuosa. 




Painéis de parede e o desenho marcante do Fiuza
O Mogno, largamente utilizado em Obras Nobres no século passado, hoje está quase em extinção e tem sua exploração e utilização proibida no Brasil. Ou seja: mesmo que você tenha um lote de Mogno antigo (do século passado) não pode comercializa-lo. 










Lambril e pilaretes em Mogno com bases em Latão polido 
A cor e a temperatura (cromática) da composição Mogno/Latão e Vidro trás um clima aconchegante que o aproxima e o chama a voltar para comer aqui.

Realmente o projeto do Fiuza foi soberbo, mas não podemos deixar de ressaltar a qualidade e o acabamento do trabalho da ProGecto







Lambril e Menu Board
em Mogno














Marca Registrada de Fiuza
O Desenho do Whashington Fiuza sempre foi inconfundível. O "X" com o círculo no centro. 















Muito torno de madeira foi utilizado nesta Obra. Muito latão e Mogno sem conta.

Então falemos do Mogno, uma vez que na geração atual, poucos conhecem desta nobre madeira.











O Mogno!
A extração clandestina é uma das principais ameaças ao Mogno. Seguindo os passos do Pau-Brasil, o mogno pode desaparecer.

O Mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) é uma árvore nativa da Amazônia, mais comum no sul do Pará. Também ocorre no  Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. Países como México e Peru também registram ocorrência da espécie.

A árvore pode ser encontrada em floresta clímax, de terra firme, argilosa. O crescimento da planta é rápido, sendo que pode atingir quatro metros aos dois anos de idade. O diâmetro do tronco pode variar entre 50 e 80 cm. O Mogno floresce nos meses novembro e janeiro. Seus frutos amadurecem no mês de setembro e se prolongam até meados de novembro. A árvore é ornamental quando usada na arborização de parques e jardins.

A madeira do Mogno é muito usada na produção de móveis. Muitos apreciam o material pela facilidade com que é trabalhado, pela estabilidade e duração. Depois de polida, a madeira apresenta um aspecto castanho-avermelhado brilhante que chama atenção pela beleza. O mogno foi usado em mobiliário de luxo, objetos de adorno, painéis, acabamentos internos, entre outros. É aproveitado também na produção de instrumentos musicais, principalmente em guitarras e violões, pelo timbre característico e ressonância sonora, que tende ao médio-grave.

A exploração, o transporte e a comercialização do mogno brasileiro estão suspensos no Brasil desde outubro de 2001, por meio de Instrução Normativa, editada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Características do Mogno:
O mogno é uma árvore da região amazônica bastante explorada e conhecida pela qualidade da madeira. Trazida para o Sudeste, se adaptou muito bem, sendo muito utilizada para arborização urbana. É uma espécie de crescimento rápido e tronco reto. Só frutificam os exemplares mais velhos, porém nestes casos, produzem muitas sementes de germinação fácil.

Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,63 g/cm3), dura, de resistência moderada ao apodrecimento e alta ao ataque de cupins de madeira seca e, pouco durável quando em contato com solo e umidade. fonte: Mogno Brasileiro   


Eram assim as pranchas de Mogno naquela época:
Prancha de Mogno 50 x 240 cm - Espessura 6 cm



Se quiser saber mais sobre o Mogno deixe seu comentário que teremos imenso prazer em conversar sobre esta linda madeira. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário