Quando se inicia na arte do tabaco você compra um ou dois charutos que são consumidos antes de se deteriorarem. Com o passar do tempo em que você aprimora e aumenta o seu prazer pelo tabaco, passa a comprar um maior número e uma diversidade de peças maior que seu consumo frequente.
É neste momento que você passa a precisar de um Umidor.
Os Umidores são caixas herméticas que devem invariavelmente ser produzidas em Cedro Espanhol (Cedro Rosa do Brasil) ou no mínimo serem resvestidas internamente neste material. Outras madeiras são aceitáveis como o Cedro-vermelho Americano ou o Mogno das Honduras. Porém o que garante a maior longevidade do seu tabaco é mesmo o Cedro de origem brasileira por absorver melhor a umidade e repassa-la ao tabaco de forma mais homogênea transferindo seu odor característico.
Outra propriedade desta madeira para a construção dos Umidores, já que ela tem uma maior absorsão de água, é a sua estanqueidade, pois à partir do momento em que ela é umedecida sua dilatação a torna mais estanque com relação à troca de umidade (ou "secura") com o ambiente externo. É claro que a face interna dos umidores não pode receber verniz, cera ou qualquer outra substância que impeça a absorção de umidade ou que altere o odor e sabor do tabaco.
Os umidores devem ser produzidos de forma criteriosa e suas tampas devem fechar de forma hermética para impedir que seu interior troque a umidade (ou falta dela) com o exterior.
Para garantir a qualidade e longevidade do tabaco o interior dos umidores devem estar entre 68% a 72% de umidade constante e numa temperatura entre os 18 e 20 graus. Nestas condições os sabores individuais dos charutos podem evoluir na melhor forma.
O tabaco pode ser "envelhecido" num umidor, desde que mantidas as condições de umidade e temperatura, até por décadas.
Para que isso ocorra os umidores devem ser providos de Igrômetros (medidores de umidade) e um efusor (umidificador) ou vários efusores para quantidades maoires de tabaco.
Os igrômetros podem ser analógicos ou digitais e note bem: os digitais não são mais precisos que os analógicos podendo até mesmo a ser mais imprecisos por levarem um tempo maior para adequarem-se às condições internas dos umidores.
Os efusores são artefatos em plástico ou metal que têm em seu interior um esponja ou polímero acrílico que retêm água e repassam gradativamente ao ambiente (o seu umidor). Os polímeros acrílicos são os mais indicados pois são menos propensos à contaminação de bactérias e mantêm um nível de umidade mais estável dentro dos umidores. Para tanto devem ser umedecidos sómente com água destilada ou água deionizada.
Os umidores podem ser fabricados para pequenas quantidades (20 ou 25 charutos) chegando mesmo a verdadeiros armários para 250 ou 300 peças onde o envelhecimento do tabaco pode aprimorar o seu sabor e a sua degustação. Nos dois casos devemos observar que os diversos tipos e origens do tabaco têm aromas distintos e a sua preferência por um ou outro pode ser confundida se envelhecidos em um mesmo umidor. Existem umidores em que se separam as gavetas ou armários onde se armazenam tabacos em suas embalagens originais mantendo-se os aromas individuais de cada seleção. Porém alguns consumidores gostam da mistura dos variados aromas de cada safra ou produção ou mesmo de mesclar origens de regiões distintas ou produtores diferentes. Se você quiser manter a individualidade de seus aromas preferidos deve guardar seus tabacos em umidores diferentes ou em umidores apropriados à divisão de várias peças.
A Progecto fabrica artesanalmente seus Umidores fazendo uso exclusivamente da madeira maciça de Cedro puro, revestindo-os externamente em lâminas de madeiras diversas seladas com verniz ou laca bi-componente da mais alta resistência.
Os Umidores da Progecto podem ser simples "de linha" com capacidades de 25 a 150 tabacos ou personalizados para a quantidade desejada.
Veja abaixo a galeria de imagens de alguns dos Umidores da Progecto.
Clique nas imagens para amplia-las.
Clique nas imagens para amplia-las.
Quanto custa um umidor para 150 charutos?
ResponderExcluirRespondam para meu email: carloszarref@gmail.com