Acesse o nosso Site: www.progecto.com.br
Ligue para a ProGecto: (11) 2239-3887
Whatsapp: (11) 9.8410-9990

domingo, 27 de maio de 2018

Caixilhos de Madeira Maciça

Caixilhos de Madeira da ProGecto
Caixilho da Progecto em Ipê - Alphaville - SP

Os Caixilhos de Madeira, cada vez mais raros devido ao seu alto custo, trazem leveza e aconchego na Arquitetura. Sabendo escolher a madeira a ser utilizada e com projeto bem elaborado, são estáveis, práticos, nobres,  e duram uma eternidade com pouca manutenção.  


















Caixilho da Progecto em Ipê - Alphaville - SP

A utilização de vidros junto da madeira ilumina e cria um ambiente aconchegante e nobre.























Porta de Correr da Progecto em Mogno para Casa de Campo
O Mogno, que hoje tem sua extração e uso proibidos por estar em extinção, foi largamente utilizado na fabricação de Caixilhos de Madeira por sua grande estabilidade e homogeneidade de cor e textura. 










Grandes Portas de Correr da Progecto em Ipê
Loteamento no Esporte Clube Banespa - Valinhos - SP
A durabilidade dos Caixilhos em Ipê são o seu ponto mais forte para esta utilização. É uma madeira, além de nobre, muito densa, dura e pesada, mas que garante uma estabilidade dimensional e textura sem igual.















Porta de Correr da Progecto em Mogno - São Paulo - SP

















Porta de Correr da Progecto em Mogno dos Áureos tempos. A estante ao lado também foi fabricada em Mogno Maciço mantendo o mesmo desenho do Caixilho ao lado, harmonizando o ambiente.











O custo alto dos caixilhos de madeira se devem ao tratamento que a madeira tem que receber antes de ser usinada para a sua confecção.  Dependendo da região brasileira em que for usinada a madeira temos que manter a umidade da madeira dentro de certos padrões para que ela se torne estável. Aqui no Sul/Sudeste a madeira deve estar com umidade interna em torno de 14%. Já para o Norte brasileiro, por exemplo, em torno de 17%.
Existem duas formas de secagem desta madeira, uma vez que ao cortar na mata ela tem uma umidade entre 35 a 200% variando de acordo com a sua densidade. A "Ochroma piramidale" (Madeira Balsa adorada pelos aeromodelistas) com densidade muito baixa pode chegar a 400% de umidade quando recém cortada.  

A madeira pode ser seca em estufa ou ao tempo. Uma tábua de freijó de 2,5 cm de espessura, por exemplo, pode levar até dois anos para secar ao tempo, enquanto que numa estufa levaria em torno de 7 dias.

Além de reduzir seu peso, o que facilita tanto no transporte quanto na sua maneabilidade, a secagem trás a estabilidade necessária para que depois de construídos os caixilhos não venham a empenar ou mudem suas dimensões e encaixes perdendo a estanqueidade principalmente porque a madeira quase não diminui no sentido de suas fibras, mas sobremaneira no sentido transversal das mesma. 

Se quiser saber mais sobre madeiras e suas possibilidades, deixe um comentário que teremos o maior prazer em elucidar as suas dúvidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário